O Presidente da República, lamentou a morte do Príncipe Karim Aga Khan, ocorrida nesta terça-feira, em Lisboa, Portugal.
Através de um comunicado, Daniel Chapo afirma “ter sido com profunda tristeza e consternação que recebeu a notícia do falecimento de Sua Alteza Aga Khan”, que o considera um “líder visionário, humanitário e incansável, cuja dedicação ao desenvolvimento social e ao bem-estar das comunidades é marca indelével para humanidade”.
“O Príncipe Karim Aga Khan deixa um legado marcante, não apenas através do seu trabalho e dedicação à Fundação, mas também pelo seu compromisso com causas nobres e o seu impacto positivo na vida de muitas pessoas. O povo moçambicano é testemunha de várias obras da sua Fundação na área da saúde e educação, que têm contribuído para o desenvolvimento socioeconómico do nosso país, o que conferiu maior dignidade humana às várias famílias”, lê-se na missiva do Chefe de Estado.
O Presidente Chapo prossegue sublinhando que o Príncipe Aga Khan será sempre lembrado, acima de tudo, pelo seu compromisso com a promoção da educação, da saúde e do progresso social, “valores que transcenderam fronteiras e beneficiaram inúmeros povos, incluindo o nosso, através da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, como promotor de solidariedade e inclusão, o que continuará a inspirar gerações”.
Neste momento difícil, acrescenta Chapo, o povo moçambicano une-se ao luto da família e da Fundação Aga Khan e presta homenagem a uma vida tão bem vivida.
“É nosso desejo encontrem conforto na certeza de que o Príncipe Karim Aga Khan deixou uma marca que continuará a brilhar e a fazer a diferença no mundo em geral e em Moçambique, em particular. Na verdade, sua partida é uma perda irreparável, mas a sua memória e os seus feitos permanecerão como fonte de inspiração para todos nós”.
Em nome do povo moçambicano, do Governo da República de Moçambique e em seu nome pessoal, o Presidente da República apresentou condolências à família de Aga Khan, à Comunidade
Ismaelita e a todos que foram impactados pela sua missão de servir a humanidade.
O Presidente conclui a sua mensagem augurando que o exemplo de liderança e filantropia do Príncipe Aga Khan continue a iluminar o caminho para um mundo mais justo e harmonioso.