O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou esta segunda-feira, no porto da Beira, o primeiro terminal automatizado de gás para uso doméstico construído de raiz no país.
O terminal tem capacidade para encher cerca de cinco mil botijas e 12 camiões por dia e deverá abastecer a região centro, norte e países vizinhos.
A iniciativa é da estatal Petróleos de Moçambique (Petromoc) e conta com um investimento avaliado em cerca de 38 milhões de dólares, dos quais 31 financiados pelo Banco de Exportação e Importação da India, e os restantes sete milhões foram disponibilizados pela Petromoc.
O terminal é inaugurado numa fase em que os recursos hídricos limitam a construção de centrais hídricas, daí que, de acordo com o Presidente da República, o maior desafio do governo é diversificar as fontes de energia.
Por outro lado, o Chefe de Estado falou do aumento, nos últimos tempos, do uso de gás, que cresceu em cerca de 40 por cento, atingindo 34 mil toneladas em 2017.
O Presidente da República está em Sofala para uma visita de trabalho de quatro dias. À sua chegada, no aeroporto da Beira, manteve um breve contacto com a população.