O País – A verdade como notícia

PR do Quénia pronto a reunir com oposição para travar protestos

O presidente do Quénia, William Ruto, disse estar pronto para reunir-se com o líder da oposição, após protestos antigovernamentais que fizeram vítimas mortais e vários feridos.

William Ruto mostrou-se pronto para um frente-a-frente com a oposição queniana por via das redes sociais.

A posição do presidente do Quénia surge dias depois de uma série de manifestações convocadas pela oposição e que fizeram vários mortos, além de feridos.

A oposição tinha denunciado uma violência policial sem precedentes durante os protestos antigovernamentais, mas o ministro do Interior do Quénia rejeitou as acusações.

Desde Março, a coligação da oposição organizou nove jornadas de protestos contra as políticas do Presidente do Quénia, que resultaram por vezes em pilhagens e confrontos com as forças de segurança.

Na semana passada, as Nações Unidas, o secretariado da Commonwealth apelaram a Ruto e a Odinga para que optassem pelo diálogo.

A oposição havia cancelado as manifestações que tinham sido agendadas para Abril e Maio, depois de William Ruto ter concordado com o diálogo, mas o fracasso das conversações levou a retoma de protestos desde o início de Julho.

William Ruto foi eleito em Agosto de 2022 e o seu Governo é acusado de deteriorar a vida dos quenianos. O custo de vida tende a ser mais caro naquele país, a inflação contínua e com uma lei promulgada no início de Julho que introduz novos impostos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos