O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que nas conversações que manteve com Vladimir Putin foram criadas as bases para uma cooperação económica vantajosa para os dois países. A Rússia quer investir na montagem de automóveis, nas comunicações, energia entre outros sectores.
“As condições estão criadas para o aprofundamento das relações económicas com vantagens mútuas entre Moçambique e Rússia e isto vai começar ainda este ano. Solicitamos o apoio do Presidente Putin na mobilização dos empresários russos para investir em Moçambique”, disse Nyusi.
Nas conversações com Vladimir Putin foram identificadas as áreas que a Rússia quer apostar. A industrialização de Moçambique é uma delas e por isso já estão identificadas as prioridades.
“Áreas como automóvel, equipamentos para o sector de energia, comunicações entre outros. Putin encorajou para que Moçambique continue o diálogo no processo de reestruturação ou no âmbito do relacionamento da dívida com o VTB”, acrescentou o PR.
Rússia quer colaborar com Moçambique no combate a violência armada em Cabo Delgado.
E porque agora há que acelerar o passo para a concretização das ideias, há necessidade de um segundo encontro.
“Convidamos a sua excelência Vladimir Putin para visitar Moçambique, questão que será acordada no âmbito diplomático quando houver disponibilidade dos dois lados em termos da nossa agenda”, informou o chefe do Estado, acrescentando que será uma visita histórica porque há muito tempo que não se realizava.