Portugal tenciona cooperar com Moçambique para o crescimento da economia do mar dos dois países, através de investimentos comuns. A pretensão foi expressa pelo Secretário de Estado das Pescas e do Mar de Portugal, Salvador Malheiro, no Japão.
A Expo Japão 2025 foi o espaço encontrado por Portugal para expressar sua intenção de trabalhar com Moçambique nos próximos anos, para ganhos comuns na economia do mar e na salvaguarda da biodiversidade.
“Creio que temos muito a fazer, numa relação de simbiose, em que ganha Portugal e ganha também Moçambique. Estamos a falar da literacia oceânica, das pescas, da preservação da nossa biodiversidade marinha. Sobretudo, fomentar aquela que é a nossa economia do mar, tão vasta por parte de um país tão rico quanto Moçambique”, disse Salvador Malheiro, Secretário de Estado das Pescas e do Mar de Portugal.
No evento, após visitar o pavilhão de Moçambique, o Secretário de Estado das Pescas e do Mar de Portugal, Salvador Malheiro, elogiou Moçambique por evoluir.
“Da inovação tecnológica também aplicada a economia azul, a aquacultura, a biotecnologia azul. Eu creio que temos aqui um manancial de oportunidades”, disse Secretário de Estado das Pescas e do Mar de Portugal
Com investimentos conjuntos, Malheiro diz que os projectos podem ser realizados. “Ainda por cima com gente que se dá bem, temos todas as condições para colocar em prática uma estratégia, que não fique apenas como mero protocolo, mas com acções e com investimentos conjuntos”.
Estas propostas surgem numa altura em que Portugal regista avanços na área e Moçambique precisa de mais recursos, assim como conhecimento para combate à pesca ilegal e sustentabilidade dos ecossistemas.

