O Presidente da República recebeu, esta quinta-feira, em audiência, três representantes de estados amigos de Moçambique, para saudação por ocasião da investidura de Daniel Chapo.
Os governantes de Portugal, Congo Brazzaville e Argélia reiteraram o interesse de seus países em manter as relações bilaterais com Moçambique.
São as primeiras audiências que Daniel Chapo concede, desde que tomou posse como Presidente da República.
Após o encontro privado, e sem direito a perguntas, o ministro dos negócios estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, diz que Portugal tem e quer continuar com óptimas relações de cooperação com Moçambique.
Chapo recebeu também saudação de Congo Brazzaville, que pretende fortalecer, sobretudo, a cooperação económica.
“Nós somos parceiros dinâmicos na política e cultura, mas precisamos nos consolidar através de uma relação econômica mais forte. E o presidente Chapo tomou o engajamento que, nos próximos dias, deveria se manter a comissão mista entre os dois países, para traçarmos um bom caminho, por forma a melhor consolidar essa cooperação”, disse Firmin Ayesa, ministro do Estado, função pública e segurança social de Congo Brazaville.
A Argélia, por sua vez, diz que foi uma oportunidade para relançar a cooperação.
“O encontro foi uma oportunidade de fortalecer as relações históricas de cooperação entre os dois povos que lutaram pela liberdade e pela independência. Serviu também para cimentar a nossa solidariedade com o povo moçambicano. Transmite também a vontade do nosso líder de cooperar com Moçambique”, explicou Rabiga Laid, ministro dos antigos combatentes da Argélia.
Os governantes felicitaram ainda Daniel Chapo pela eleição.