A Portagem de Moamba está entre 50 e 200 meticais mais cara desde sexta-feira. Carros de classe um pagam agora 240 meticais e não 190, como vinham pagando antes.
Se por um lado, o Fundo de Estradas tinha dito que não haveria subida de taxas de portagem este ano, pelo menos nas portagens geridas pela Rede Viária de Moçambique, REVIMO, por outro, a concessionária da Estrada Nacional Número 4, TRAC, decidiu agravar o custo da passagem pela portagem de Moamba.
Os carros de classe pagam agora 240 Meticais, quando antes, os condutores tinham de reservar 190 meticais para passar pela portagem (Aumento de 50 meticais).
As taxas variam dependendo de cada classe, mas houve agravamento para todas as viaturas. Para os veículos de classe 4, a mais alta, a taxa de portagem aumenta de 1600 para 1800 Meticais, registando uma subida de 200 Meticais.
As novas taxas entraram em vigor na última sexta-feira, 1 de Setembro, e foram publicadas no Boletim da República.
No anúncio, a TRAC não apresenta motivos no agravamento das taxas, mas sublinha que a subida irá ocorrer apenas na portagem de Moamba e não na portagem de Maputo, onde as tarifas se mantém em 40 meticais para a classe 1, 550 meticais para a classe 4.