Desde a última terça-feira, regista-se um grande movimento de pessoas, entre os Municípios de Maputo e da Matola, transportando produtos alimentares, com destaque para arroz de 50 quilogramas. Tais produtos, segundo residentes da zona da Matola, são provenientes de alguns armazéns invadidos e saqueados por indivíduos até aqui desconhecidos.
Nossa reportagem esteve no local, ontem, quarta-feira, e testemunhou os relatos, tanto dentro como fora de um dos armazéns. Estavam lá homens e mulheres a retirarem produtos alimentares sem o consentimento dos proprietários, mesmo diante de um forte contingente das forças de defesa e segurança, que primeiramente esteve calmo.
Momentos depois, para dispersar os manifestantes, a Polícia teve de disparar gás lacrimogêneo, mas até ao momento que a nossa equipa de reportagem retirou-se do local, a situação mantinha-se descontrolada. Para ter acesso ao local, segundo os trabalhadores da empresa, os indivíduos saudavam-lhes e de seguida entravam sem pedir autorização.No local, há registo de duas mortes na sequência de queda de alguns montões de sacos de arroz em cima de si.
Ainda no Município da Matola, vários estabelecimentos comerciais foram destruídos e vandalizados por indivíduos durante o período da noite de ontem. As maiores vítimas foram farmácias, salões, cabeleireiros, mercearias , entre outros.