Áreas de cultivo ao longo da cintura da cidade de Nampula estão ameaçadas e poderão desaparecer caso não haja uma intervenção urgente das autoridades. Neste momento Populares já invadiram e estão ao seu bele prazer, a construir casas nas áreas de produção nos postos adminstrativos de Namicopo,Natikire e Muhala.
Os associados na união distrital dos camponeses na autarquia de Nampula dizem-se chocados com o que está a acontecer, populares invadem áreas de cultivo a seu belo prazer. Caso não haja intervenção das autoridades a cintura verde da cidade poderá desaparecer.Estes marcaram um encontro para uma reflexão em torno da situação.
Os camponeses vêm praticando as suas actividades agrícolas a longos anos e até possuem o título de uso e aproveitamento da terra, um documento que parece não ser válido para estes casos.
Algumas culturas que deviam sustentar a cidade tentam resistir mas não dão muita esperança.
As autoridades no conselho autárquico de Nampula tem conhecimento da ocorrência de invasões de terras. A autarquia que promete intervir para repor a legalidade refere que aqueles actos são protagonizados por oportunistas que ocupam espaços para a posterior venda ilegal a terceiros.
O vereador do pelouro de urbanização revelou que o conselho autárquico de Nampula está a par da situação.
Edgar da Silva tranquiliza assegurando que vai se repor a legalidade e para o efeito conta se com a colaboração da Polícia da República de Moçambique.
O conselho autárquico de Nampula está a ser gerido pela Renamo na sequência da vitória daquele partido nas últimas eleições.