Há pacientes em Muawasse, no distrito de Limpopo, obrigados a percorrer mais de 15 quilómetros à procura de um centro de saúde próximo. Entretanto, na mesma comunidade há um centro de saúde por inaugurar há 2 anos.
Pacientes na comunidade de Muawasse são obrigados a percorrer longas distâncias à procura de um centro de saúde, no distrito de Limpopo, na província de Gaza. O facto é que na mesma localidade há um centro de saúde concluído há anos.
Moisés Francisco está doente e há quatro sem atendimento médico. Debilitado pela doença e sem condições financeiras para cobrir a despesa de transporte optou por ficar em casa por medo de registar agravamento a caminho do centro de saúde que dista aproximadamente 15 quilómetros da sua residência.
O cansaço não só para os doentes, mas também para quem ajuda nos tratamentos com a companhia. João Alberto diz que doente registou piora no seu estado após caminhar longas horas por falta de transporte na estrada que liga a comunidade à Estrada Nacional Um.
Há mais queixas da comunidade de Muawasse. Revoltada a população decidiu invadir, nesta sexta-feira, as instalações do centro de saúde para exigir esclarecimento sobre a demora na inauguração do empreendimento.A invasão ao centro de saúde começou por volta das 16 horas prolongou-se até por volta das 17 horas e gerou agitação no seio da comunidade
A diretora de saúde, Mulassua Simango reagiu ao assunto. A directora provincial de saúde garantiu que o centro que infraestrutura será inaugurado até finais de Junho do ano em curso.