Foi inaugurada, nesta quinta-feira, a ponte que servirá de passagem para peões, construída na Estrada Circular de Maputo, em frente à Escola Primária de Chiango. Espera-se que a Infra-estrutura ajude a reduzir os acidentes naquela via que já causaram mortes.
A ponte constitui um alívio para os moradores de Chiango e arredores, mas principalmente para os 1171 alunos da Escola Primária de Chiango que agora passam a atravessar a Estrada Circular em segurança.
“Penso que vai ajudar muito e as nossas crianças não serão atropeladas”, disse Lina Cossa, moradora do bairro Chiango.
Azélia Mazive, outra moradora do bairro, suspira de alívio, “os atropelamentos aconteciam e as crianças da escola eram as vítimas… agora vamos todos usar a ponte”.
A Governadora da Cidade de Maputo fez a entrega da ponte pedonal, numa cerimónia testemunhada pelo edil da capital, comunidade escolar e moradores.
Na sua intervenção, Iolanda Cintura recordou que a infra-estrutura surge em resposta à preocupação apresentada ao Presidente da República a 12 de Junho último, relacionada com atropelamentos na Estrada Circular, que já mataram três alunos.
A Maputo Sul, proprietária da Estrada Circular, diz que não interessa revelar o valor investido na ponte, mas garantiu que outras poderão surgir em função das necessidades.
O empreiteiro aplicou 146 toneladas de aço para construir a ponte pedonal de seis metros de altura e com uma capacidade para 20 toneladas. Prevê-se que a ponte tenha a duração de 20 anos, se for feita a devida manutenção. Dentro de dias, vão arrancar as obras de construção do murro de vedação da Escola Primária Chiango, que existe desde 2010.