O prazo para a retirada voluntária dos vendedores informais no mercado Xiquelene terminou no passado dia 21 de Fevereiro de 2018. Na altura, a Polícia Municipal prometeu tomar medidas duras que culminariam com apreensão de produtos, casos os vendedores não abandonassem os passeios.
Até hoje o cenário não mudou, os vendedores continuam nos passeios e estrada, mesmo sabendo dos riscos que correm.
No dia 10 de Novembro de 2017, o Município de Maputo inaugurou o mercado municipal da Polana Caniço conhecido como “KaMucoreano”, que era suposto ser usado pelos vendedores que estão no Xikhelene.
Hoje o mercado está praticamente às moscas porque os vendedores recusam ocupa-lo, alegando que os clientes não entram. Os que aqui estão queixam se da falta de clientes.
Sem falar de datas, a Polícia Municipal diz que a qualquer momento vai usar a força para retirar os vendedores informais que ocupam os passeios e estrada no Xikhelene.
Nesta segunda-feira, a Polícia Municipal esteve, mais uma vez, no terreno para sensibilizar os vendedores a abandonarem o local de forma voluntária. Alguns vendedores prometem colaborar com as autoridades municipais.