A bancada parlamentar do partido PODEMOS diz que dois dos seus deputados não compareceram à cerimónia de tomada de posse, porque estavam incontactáveis. Neste momento, os deputados aguardam pela decisão da Assembleia da República.
O Partido Optimista Para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS) chamou a imprensa, esta segunda-feira, para explicar a ausência de dois deputados do partido, tidos como desaparecidos, e que na última semana apareceram para assumir os seus cargos.
Faizal Gabriel é um dos deputados e explica: “Fiquei ausente devido a situações do trabalho. Eu trabalho com logística. Fiquei ausente e sem comunicação, mas já apareci e estou aqui hoje”, disse, acrescentando que espera que haja mudanças daqui para frente.
O Porta-voz do PODEMOS, Duclécio Chico, explica, por sua vez, que os dois deputados vinham sendo contactados pelo partido, mas sem sucesso.
“Estes deputados foram contactados pelo partido PODEMOS, durante os 60 dias e antes da tomada de posse, fazendo o protocolo, que é devido. Porém, o contacto dos deputados estava fora de área, sendo assim, continuamos à procura dos mesmos até que, hoje, apareceram. Frisar que o partido PODEMOS está muito feliz pela presença física dos deputados, Faizal e António
Passam já dois meses desde que os deputados tomaram posse no Parlamento. Segundo o PODEMOS, a Assembleia da República já havia solicitado a substituição dos deputados.
“Não foi o partido PODEMOS que pediu para trocar, mas foi a Assembleia da República que comunicou ao nosso deputado do partido PODEMOS, para que venha trocar a posição”, explicou o porta-voz.
De acordo com o partido, a Assembleia da República está a fazer a apreciação dos motivos das ausências, para posterior decisão sobre a sua integração na casa do povo.