Dezoito pessoas ficaram feridas, na manhã de hoje, na sequência de um acidente de viação, do tipo choque entre duas viaturas, no bairro do Albazine, na Estrada Circular de Maputo.
Três vítimas contraíram ferimentos graves num acidente de viação. No mesmo local, três horas depois, uma outra viatura despistou e embateu contra um poste.
O primeiro acidente aconteceu por volta das sete horas e 30 minutos, quando, segundo o agente de trânsito, Edmundo Tembe, duas viaturas, uma de transporte público de passageiros e outra da marca Toyota-IST, que seguiam no sentido rotunda de Albazine-rotunda de Chiango, se embateram e destruíram um poste, após a viatura de marca IST não ter conseguido contornar uma poça de água.
Como consequência, houve danos materiais nas viaturas, num betão maciço que protege um posto de transporte de energia eléctrica. No local, ainda são visíveis os pertences deixados para trás, entre os quais perucas, sapatos, relógios e telemóveis já danificados pelo impacto do sinistro.
As 18 vítimas do acidente de viação foram encaminhadas para o Hospital Central de Maputo.
“Foi por volta das oito horas e 30 minutos que tivemos a entrada desses pacientes, com idades entre os 18 aos 48 anos de idade. De referir que, destes nove pacientes, estão na sala de observação de cirurgia, são pacientes boa parte deles, leves a moderados”, informou o porta-voz do Serviço de Urgências, Joaquim Madeira.
O médico fez saber, ainda, que três pacientes precisam de atenção especial, apesar de não correrem risco de vida.
Ainda logo pela manhã, três pacientes tiveram alta e mais outros três também fora de perigo voltariam para casa, após alguns exames.
Cerca de três horas após o primeiro acidente, uma viatura despistou-se no mesmo local e embateu contra um poste de transporte de energia eléctrica.
Segundo o agente da Polícia de Trânsito, o segundo acidente “também se deveu à mesma situação; o condutor não conseguiu contornar o obstáculo, temos ali uma depressão do lado da berma, cheia de água e os condutores, quando chegam ali, não conseguem contornar os seus veículos, despitam e vêm embater aqui, neste betão maciço”, avançou.
O piso escorregadio é, segundo o agente da PT, uma das causas que propiciou os acidentes.
A Polícia de Trânsito apela aos automobilistas para reforçarem a condução prudente.