O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, participa, a partir deste Domingo, em representação ao Presidente da República, Filipe Nyusi, na Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP-26), a realiza-se em Glasgow, no Reino Unido.
De acordo com um comunicado de imprensa a que o “O País” teve acesso, a Conferência de Glasgow tem como objectivo primordial adoptar decisões e recomendações que impulsionem a implementação da UNFCCC, do Protocolo de Kyoto e do Acordo de Paris.
Como ponto de partida, realizar-se-á uma cimeira onde participarão os Chefes de Estado e de Governo, cujo objetivo é a manifestação do compromisso político de agilizar as negociações, com destaque para a finalização das negociações visando operacionalizar o Acordo de Paris.
“Neste evento mundial serão realizadas as seguintes sessões: Vigésima Sexta Conferência das Partes (COP 26) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC); Décima Sexta Reunião das Partes do Protocolo de Kyoto (CMP 16) e Terceira Reunião das Partes do Acordo de Paris (CMA 3)”, refere o comunicado do Gabinete do PM.
Na sua deslocação a Glasgow, o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, far-se-á acompanhar pelo vice ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel José Gonçalves, pelo vice-ministro da Terra e Ambiente, Fernando Bemane De Sousa, e de quadros representando instituições do Governo, sector privado e sociedade civil.