O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, conferiu posse, esta quarta-feira, aos novos membros do Conselho Nacional do Ensino Superior.
Na ocasião, Carlos Agostinho do Rosário referiu que o maior desafio para o ensino superior é garantir uma formação de qualidade e que responda às novas exigências do mercado de trabalho, num contexto em que ocorre no país uma maior expansão de instituições do ensino superior públicas e privadas. Outro desafio apontado foi a formação do capital humano dotando-o de conhecimentos e habilidades para responder as necessidades do desenvolvimento do país.
Do Rosário acrescentou que a formação de qualidade deve estar orientada para a pesquisa e extensão, de modo a contribuir na busca de soluções para os principais desafios socioeconómicos das comunidades.
“Por forma a garantir que os formandos possam ter conhecimentos e habilidades sólidas, as Instituições do Ensino Superior são desafiadas a melhorar, cada vez mais, os mecanismos de enquadramentos dos aspirantes a carreira de docência universitária”.
Por outro lado, recomendou aos recém-empossados, maior articulação e coordenação para crescimento do ensino superior.
O Conselho Nacional do Ensino Superior foi criado em 2010, com objectivo de assegurar que as Instituições de Ensino Superior formem quadros com qualidade.