O País – A verdade como notícia

Pior desempenho de golos à 5ª jornada do Moçambola

Foto: UD Songo

A jornada disputada no último fim-de-semana produziu apenas nove golos, o pior desempenho desde o início da prova. Nenhum jogador marcou dois golos, mas quatro deles entraram para o topo dos melhores, com dois golos.

É o pior saldo de golos apontados numa jornada desde o arranque da prova, em Maio passado. Na primeira jornada, foram apontados 10 golos, mais três na segunda jornada, somando 13. Na terceira jornada, houve a maior safra, com 15 golos, voltando a baixar na quarta jornada, em que foram marcados 11 golos.

Nesta jornada, os marcadores quase estiveram sonolentos, tendo apontado apenas nove golos.

Lau King, da União Desportiva do Songo, Nené, do Costa do Sol, Jafete, do Ferroviário da Beira, e Rafik, do Ferroviário de Lichinga, alcançaram a frente da lista dos melhores marcadores do Moçambola 2022, agora com dois golos apontados.

Nesta jornada, os quatro jogadores marcaram um golo e aproveitaram o facto de os seis jogadores que, à entrada para esta jornada, tinham dois golos, não terem apontado nenhum golo.

O “rei” de Songo, Lau, apontou o primeiro golo da União Desportiva do Songo na importantíssima vitória fora de portas, no último domingo. Foi no difícil terreno do Ferroviário de Nampula que Lau King abriu as hostilidades aos quatro minutos, fazendo o segundo golo nesta temporada futebolística.

Outro jogador que chegou ao segundo golo, nesta temporada, é Nené, da Black Bulls. Transferido este ano do Costa do Sol para os “touros”, Nené tem-se mostrado um goleador, ainda que jogue em terrenos mais recuados na equipa. Nené igualou-se a Hammed e Melque, dois “touros” que já tinham dois golos apontados.

O médio da Black Bulls abriu o marcador em Lichinga, diante do Ferroviário local, aos 50 minutos. Os “touros” ainda não se saíram bem nas deslocações a Lichinga, já que, na época passada, perderam à tangente e quase comprometiam o título, mas, desta vez, acabaram por consentir o empate.

O empate do Ferroviário de Lichinga diante da Black Bulls acabou por chegar pelo pé de Rafik, que também chega aos dois golos na temporada, depois de ter marcado diante do  Matchedje de Mocuba na jornada passada. Ou seja, Rafik marca pelo segundo jogo consecutivo e faz esquecer Djey, que, na época passada, foi a figura dos “locomotivas” de Lichinga.

Já Jafete, avançado do Ferroviário da Beira, juntou-se ao colega Ibraimo, ambos com dois golos apontados. Jafete ainda deu o empate aos “locomotivas” de Chiveve na deslocação a Nacala, numa altura em que perdia diante do homónimo daquela vila portuária, mas não evitou a derrota. É que o Ferroviário de Nacala acabou por marcar o segundo golo e terminou com vantagem importante.

Estes quatro jogadores juntam-se a Dinis (Ferroviário de Nacala), Isac (Ferroviário de Nampula), Danilo (Costa do Sol), Ibraimo (Ferroviário da Beira), Hammed e Melque (Black Bulls), que já tinham dois golos à entrada para esta jornada e que ficaram em branco.

 

MAIS CINCO JOGADORES ENTRAM NA LISTA DOS MELHORES MARCADORES

Os restantes cinco golos desta jornada, que perfazem os nove marcados, foram apontados por jogadores da União Desportiva do Songo, Ferroviário de Nacala e Associação Desportiva de Vilankulo.

Na vitória em Nampula, Dário Melo e Foken estrearam-se a marcar pelos “hidroeléctricos” e entraram para a lista dos melhores marcadores.

Para a mesma lista, entrou uma dupla de Ferroviário de Nacala, na vitória por 2-1 diante do homónimo da Beira. Rifel abriu o marcador e Soares sentenciou, a dar vitória importantíssima aos “locomotivas” de Nacala.

Outro jogador que entra para a lista dos artilheiros do Moçambola é Betinho, que apontou o único golo da vitória da Associação Desportiva de Vilankulo, diante do Ferroviário de Maputo. Ou seja, Betinho colocou os “locomotivas” da capital do país na zona da despromoção e o treinador belga na “corda bamba”.

Até esta jornada, foram marcados 58 golos no Moçambola 2022.

 

LISTA DOS MELHORES MARCADORES

DOIS GOLOS

Dinis (Ferroviário de Nacala), Isac (Ferroviário de Nampula), Danilo (Costa do Sol), Ibraimo, Jafete (Ferroviário da Beira), Nené, Hammed e Melque (Black Bulls), Lau King (UD Songo), Rafik (Ferroviário de Lichinga).

 

UM GOLO

Balloteli, Mamudo (Matchedje de Mocuba), Jimmy, Muzaza, Adams, Dayo, Henriques, Mário, Nelson, Dário e Foken (UD Songo), Salas, Chelito (Ferroviário de Nampula), Beto Maravilha, Muholove, Sataca Jr. (Costa do Sol), Traoré, Yudi, Mário, Kito (Ferroviário de Maputo), Mafaite (Ferroviário da Beira), Momede, Ivan, Hermínio (Liga Desportiva de Maputo), Vivaldo, Zinho (Ferroviário de Lichinga), Turras, Rifel e Soares (Ferroviário de Nacala), Mbiza e Victor, Betinho (AD Vilankulo), Rume, Victor, Anacleto, Djibril (Black Bulls), Tomás (Incomáti).

 

AUTO-GOLO

Balloteli (Matchedje de Mocuba)

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos