O País – A verdade como notícia

Pelo menos 40 mil pessoas diagnosticadas com cárie na cidade de Maputo

FOTO: SESI SAÚDE

Pelo menos 40 mil pessoas são diagnosticadas com cárie dentária anualmente, na cidade de Maputo. Este problema persiste devido a deficente higiene oral.

Celebra-se, esta quinta-feira, o Dia Mundial da Saúde Oral. Lorena Matusse, responsável do Programa de Saúde Oral, partilhou com “O País” que das 45 mil pessoas que fazem consulta, pelo menos 40 mil têm cárie dentária, e explicou que uma das causas principais é a falta de higiene ou higiene oral deficiente, bem como o consumo de açúcar. 

Lorena Matusse apela que sejam feitas visitas regulares ao dentista, pois “só lá é que se pode ter um diagnóstico assertivo em relação às doenças orais que podem existir na boca da pessoa”. Recomenda ainda que não se espere pela dor de dente para ir ao dentista. 

“Vamos nos aproximar ao dentista, não numa situação de dor, mas numa situação em que nós possamos ter mais tranquilidade para poder fazer uma avaliação, sem muita correria, e para podermos resolver os problemas das questões que encontrarmos”, disse. 

A responsável do Programa de Saúde Oral recomendou que se adquirisse mais conhecimento em relação a saúde oral e se reduzisse o consumo de doces, visto que está entre as principais causas da cárie

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos