Os partidos extraparlamentares exigem a alteração de data para a realização das eleições autárquicas de modo a ganhar mais tempo para a divulgação do novo modelo eleitoral.
As denúncias foram feitas esta segunda-feira, último dia para as audições parlamentares a vários intervenientes, agendadas pela Comissão da Administração Publica e Poder Local da Assembleia da Republica.
As audições tinham como principal objectivo colher subsídios para melhorar a proposta de revisão da lei número 2/97 de 18 de Fevereiro que estabelece o quadro jurídico para a implementação das autarquias locaias tendo em conta as eleições de Outubro próximo.
Membros dos partidos políticos extraparlamentares consideram discriminatórias algumas redacções desta nova lei e na opinião deles dão mais vantagem os partidos políticos com melhores condições financeiras. Alias eles queixam se ainda da exclusão na capacitação dos seus membros para as mesas de voto.
O presidente da Quarta Comissão da Assembleia da República, Lucas Chomera, disse não haver espaço para a alteração da data para a realização das eleições e pede maior empenho dos partidos extraparlamentares
Esta quinta-feira, a proposta da lei número 2/97 de 18 de Fevereiro vai ao debate no plenário e espera se a sua aprovação na próxima sexta-feira.