O Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2025-2029 prevê um crescimento económico de 4% a 5.5%, a construção de 14 hospitais, mais de 1700 sistemas de abastecimento de água nas zonas rurais e a melhoria das condições de vida das populações. A informação foi partilhada, esta quinta-feira, pela Primeira-Ministra, Benvida Levi, durante a apresentação do proposta ao Parlamento.
O Parlamento voltou a reunir-se, esta quinta-feira, desta vez, para apreciar a Proposta do Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2025-2029, depois de ter aprovado ontem, a Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE) 2025- 2044.
Falando na ocasião, a Primeira-Ministra, Benvinda Levi, explicou que o PQG apresenta cinco pilares, a saber: Unidade Nacional, Paz, Segurança e Governação; Transformação Estrutural da Economia; Transformação Social e Demográfica; Infraestruturas, Organização e Ordenamento Territorial; Sustentabilidade Ambiental e Mudanças Climáticas.
“Pretendemos alcançar, em 2029, de entre outros, os seguintes resultados: crescimento económico médio de 4%, excluíndo o gás e 5.5 % incluindo o gás;… prevemos construir 7.440 km de linha de transporte de energia, 3.492 salas de aula do ensino primário, 14 hospitais distritais, 12.100 habitações sociais e 1766 sistemas de abastecimento de água nas zonas rurais”.
Benvinda Levi explicou que na elaboração do documento levou-se em consideração alguns factores, dos quais: “nível interno, a crise política pós-eleitoral, caracterizada por manifestações violentas, acções terroristas em alguns distritos de Cabo Delgado e eventos climatéricos extremos que assolaram o nosso país como são os casos do fenómeno “el niño” e dos ciclones Chido, Dikeledi e Jude. A nível externo, as perspectivas do desempenho da economia mundial estão a ser condicionadas pelos riscos que advêm dos conflitos geopolíticos no médio oriente e na Ucrânia, volatilidade dos mercados financeiros e das principais matérias-primas de exportação”.
Para a materialização dos programas e subprogramas constantes do Programa Quinquenal do Governo 2025-2029, Levi disse ser necessário que se preserve a paz, estabilidade, ordem e segurança públicas, de modo a garantir um desenvolvimento socio-ecónomico e inclusivo.