O Papa Francisco convocou, para o dia 07, próxima segunda-feira, uma jornada de oração e jejum pela paz no mundo. O evento foi marcado precisamente um ano depois do ataque do grupo islamita palestiniano, Hamas, contra Israel, que desencadeou a guerra em Gaza.
O convite foi feito, hoje, numa missa celebrada na praça de São Pedro, no Vaticano, quando o Papa convidou os católicos de todo o mundo a participarem de uma jornada de oração, jejum e penitência, no dia 07 de Outubro, frisando que a data em questão “transformou-se num símbolo do drama que se vive actualmente”.
A guerra na Faixa de Gaza foi desencadeada por um ataque sem precedentes do Hamas em Israel em 07 de outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos e duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.
Em retaliação, Israel lançou uma ofensiva militar contra o enclave palestiniano com mais de dois milhões de habitantes, que já provocou mais de 41 mil mortos, na maioria civis, e um desastre humanitário, desestabilizando toda a região do Médio Oriente.