O País – A verdade como notícia

banner_02

País quer consolidar progressos alcançados com SAMIM

Foto: O País

Terminou, oficialmente, esta quinta-feira, a Missão Militar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, em Moçambique, SAMIM. O acto foi dirigido pelo ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume.

Para  o ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, o engajamento das tropas da SAMIM contribuiu para o alcance de progressos significativos no combate ao terrorismo.

“A operacionalização da força da SAMIM revelou um enorme complemento às acções sem tréguas, levadas a cabo pelas Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, oferecendo maior robustez à missão de perseguição e eliminação dos terroristas em Cabo Delgado”,  disse Cristóvão Chume.

Falando em representação do presidente do órgão, o chefe da missão, o professor Upho Molomo, disse que, como resultado da intervenção militar da SADC, melhorou significativamente a situação de segurança na província de Cabo Delgado.

A retirada das Forças da África Austral foi previamente anunciada em Março passado, pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, alegadamente por exiguidade de fundos para manter aquelas forças que se juntaram às de Moçambique e do Ruanda no combate ao terrorismo no país.

O primeiro contingente a retirar-se foi o do Botswana, que chegou à área em Outubro de 2023, sendo que, entre outras missões, o contingente do Botswana “participou numa operação ofensiva para neutralizar os terroristas e realizou projectos de impacto rápido”, acções estas que contribuíram para o regresso de deslocados às zonas de origem.

A missão da SADC em Moçambique está em Cabo Delgado desde meados de 2021 e, em Agosto de 2023, a SADC aprovou a sua prorrogação por mais 12 meses, isto é, até Julho deste 2024, prevendo “uma retirada progressiva das forças dos 8 países da região que a integram”.

A SAMIM compreende tropas de Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Malawi, África do Sul, República Unida da Tanzânia e Zâmbia, trabalhando em coordenação com as Forças de Defesa e Segurança moçambicanas e outras tropas destacadas para Cabo Delgado.

A cerimónia terminou com as partes a enaltecerem o conttributo no desdobramento da tropa da SAMIM, no combate ao terrorismo, na provincia de Cabo Delgado.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos