O País – A verdade como notícia

Ossufo Momade quer eliminar figura de Secretário de Estado 

Foto: O País

O candidato presidencial da Renamo, Ossufo Momade prometeu hoje em Chimoio eliminar a figura do Secretário de Estado, através da revisão constitucional, caso vença as eleições de 9 de Outubro. Momade prometeu também reactivar as indústrias da província de Manica.

“Queremos acabar com a figura do Secretário de Estado”, disse Ossufo Momade num comício que decorreu no campo 7 de Setembro na Cidade de Chimoio, capital provincial de Manica, centro de Moçambique. 

Ossufo Momade falava perante multidões que acorreram a aquele local para saber do programa de Governação da Renamo. No seu discurso de campanha, Momade disse que na sua governação não vai haver a figura de Secretário de Estado . 

” Vamos instruir nossos deputados na Assembleia da República para rever a Constituição da República de modo a não termos, na nossa Governação, a figura do Secretário de Estado. Pode até ser um departamento dentro do gabinete do Governador da província. Mas temos o Secretário de Estado e o Governador fazendo praticamente a mesma coisa, nós queremos mudar isso”.

Na internação com o eleitorado, Momade pediu votos para si e para a Renamo prometendo que caso se torne Presidente da República vai reabilitar as estradas do país e também reabilitar as indústrias que outrora caracterizaram Manica, em geral, e Chimoio em particular. 

“Textáfrica é daqui, os mais velhos sabem e os mais novos não, nós queremos reabilitar essas fábricas que antigamente traziam para Chimoio gente proveniente de todos os lados incluindo estrangeiros. Vamos também reabilitar as estradas da província, vamos criar condições de mobilidade aqui. 

Ossufo Momade apresentou Saimon Macuiane como cabeça de lista da província de Manica que concorre ao cargo de Governador. Mas também disse que assim que se tornar Presidente vai acabar com o tráfico de madeiras no país.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos