O candidato presidencial da Renamo, Ossufo Momade, prometeu reabilitar a estrada que liga os distritos de Gilé e Pebane, na província da Zambézia, caso seja eleito. As promessas foram feitas durante um comício que decorreu em Mehucué, no distrito de Pebane, onde Momade também prometeu melhorar a venda dos produtos agrícolas, dando vantagem aos produtores.
A comitiva do candidato presidencial da Renamo saiu ao meio-dia, de sábado, do distrito de Gilé, com destino a Pebane. O destino final do candidato era, na verdade, Nabure, mas, porque ao longo do percurso há várias comunidades, Ossufo Momade parava em cada ponto, para conversar com os eleitores. Isto foi o que aconteceu em Megucué, onde a multidão esperava ver e ouvir o candidato da Renamo.
Ossufo Momade aproveitou as suas paragens para “vender” o seu manifesto eleitoral, destacando que infraestruturas económicas, como estradas, são para ele uma prioridade.
“A primeira coisa que vamos fazer é reabilitar a estrada. Esta nossa via precisa de estar em condições de transitabilidade, para permitir o escoamento de produtos agrícolas. Com a estrada em condições, os que também vêm comprar os produtos agrícolas terão boas condições. Votem em Ossufo Momade e na Renamo para criarmos melhores condições para vocês e para o país”.
Ossufo Momade prometeu ainda que, caso seja eleito, vai intervir no sector da comercialização agrícola, de modo a estabelecer preços justos, na compra dos pedidos agrícolas que saem das terras de Pebane.
“Vocês produzem milho, mapira, castanhas de cajú e muitas outras coisas, mas quando chega a vez da comercialização, os compradores é que determinam o preço, e nós não queremos isso, queremos mudar isso. Assim que, no dia 9 de Outubro, votarem em nós, vamos trabalhar para mudar isso”.
Destacando o seu manifesto eleitoral, Ossufo Momade falou da necessidade de se melhorar o sector da educação, pois, no seu entender, não faz sentido que os alunos se sentem no chão enquanto há muitas florestas.