O candidato presidencial da Renamo, Ossufo Momade, trabalhou, este domingo, na cidade da Beira, onde prometeu que, caso vença as eleições, vai resgatar os valores da moçambicanidade, melhorar as estradas que garantem a ligação entre distritos, bem como melhorar o sistema nacional de saúde.
O sol de domingo já anunciava que ia pôr-se, mas, na cidade da Beira, província de Sofala, tal anúncio parecia que dava mais vida às pessoas que se concentravam na “passagem de nível” do décimo sexto bairro para receber e ouvir o candidato presidencial da Renamo, Ossufo Momade, que, como sempre, nesta campanha eleitoral, se faz acompanhar por uma vassoura, que, segundo ele, visa varrer todos os males existentes no país. Foi notório naquele local que muitos dos presentes levavam e empunhavam uma vassoura.
Porém, na hora das promessas eleitorais, o candidato da Renamo pediu que os mais de um milhão e duzentos mil eleitores inscritos em Sofala votassem em si porque “Nós, a Renamo, queremos libertar o povo, queremos resgatar a boa vida para a população moçambicana, porque os moçambicanos hoje estão a viver no seu país como se fossem estrangeiros. Nós queremos resgatar a moçambicanidade, queremos ver o moçambicano a sentir-se dono da terra”.
É uma moçambicanidade que, segundo Ossufo Momade, vai estimular o sentido de pertença dos moçambicanos.
O candidato presidencial da Renamo também prometeu melhorar as infra-estruturas, como estradas e o sistema nacional de saúde, caso seja eleito Presidente da República a 9 de Outubro próximo.
“Nós queremos reabilitar aquela estrada, aquela que passa em Inhaminga até Marromeu. Estamos juntos? Queremos, também, trazer a saúde para todos. Ninguém pode pagar dinheiro para ter a saúde, porque essa é a responsabilidade do Estado.”
No comício abrilhantado por músicos locais, houve, ainda, o registo de seis partidos políticos extraparlamentares que apresentaram o seu apoio à Renamo e ao seu candidato presidencial para as próximas eleições gerais.
Doze partidos extraparlamentares anunciam apoio à Renamo e ao seu candidato
Doze partidos extraparlamentares anunciam apoio à Renamo e ao candidato presidencial Ossufo Momade. O anúncio foi feito esta segunda-feira, na cidade da Beira, onde os referidos partidos acreditam que só com o seu apoio Momade poderá vencer e o país poderá desenvolver-se.
Hipólito Couto é presidente do Partido de Unidade Nacional e porta-voz dos 12 partidos que se juntam à Renamo. O pretexto do apoio dos extraparlamentares prende-se com o facto de imprimir mudanças e dinâmicas na governação e gestão do país. A cidade da Beira, no Centro de Moçambique, foi o palco do anúncio.
“O nosso apoio a Ossufo Momade e à Renamo é que, como nós não estamos a concorrer à Presidência da República, simplesmente concorremos à Assembleia da República, então, o nosso apoio é total e incondicional. Apoiamos a candidatura do presidente Ossufo Momade e a Renamo. Confiamos nele e sabemos que ele tem a capacidade de mediar a vida do povo moçambicano. (…) Estamos há 49 anos nessa lenga-lenga e o partido no poder nunca satisfez a vontade mínima da população. Nós vivemos em extrema pobreza em tudo.”
Alguns dos partidos que apoiam a Renamo e que vão mobilizar os seus membros para votarem em Ossufo Momade e a Renamo são: Partido de Unidade Nacional, Partido Central de Moçambique, Partido do Progresso Liberal de Moçambique, Congresso dos Democratas Unidos, Partido Ecológico de Moçambique, Partido Liberal e Democrático de Moçambique, União Nacional Moçambicana, União dos Democratas de Moçambique.