Luís Miguel e Silva, Director das Áreas de Coordenação e Inovação da Altice Labs, é amigo do ambiente. Por isso, não vê nos combustíveis fósseis um recurso de desenvolvimento económico ou social. Miguel e Silva acredita que os dados são o novo petróleo do mundo. Logo, quem souber fazer melhor o uso dos dados estará em vantagem competitiva.
Na óptica do Director das Áreas de Coordenação e Inovação da Altice Labs, as empresas devem se munir de recursos tecnológicos, e, mais do que isso, é preciso adaptar os progressos da tecnologia de outros países à realidade moçambicana. “Um dos países que se apercebeu da relevância dos dados é a China, daí ter apostado no investimento dos dados, porque se apercebeu das vantagens disso”, afirmou Luís Miguel e Silva.
No painel subordinado ao tema “Indústria 4. 0 – a fábrica do futuro já existe”, Stuart Michie, Líder Digital da ABB (África do Sul), interveio e defendeu que os softwares estão a tornar-se parte integral daquilo que se está a fazer hoje. Tal como entende Luís Miguel, para Michie o robô não é um perigo porque nunca vai substituir o ser humano, por ser sua criação do Homem.
Os painelistas da 5ª edição da MOZTECH afirmaram que na construção de uma fábrica do futuro, muito assente no avanço tecnológico, a educação torna-se uma questão chave como um paradigma que acelera as mudanças do mundo.
A 5ª edição da MOZTECH realiza-se no Centro de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo.