O País – A verdade como notícia

Oradores destacam importância das comunidades no fortalecimento do turismo baseado na natureza

“Criando um ambiente favorável para o turismo baseado na natureza nas áreas de conservação” foi o tema do painel inaugural da Conferência Internacional do Turismo Baseado na Natureza. No evento a realizar-se em Maputo de hoje até sábado estiveram dois oradores. O primeiro chama-se Keith Vincent, PCA da Wilderness Safaris, e o segundo é Luke Bailes, Fundador da Singita.

O primeiro a intervir foi o PCA da Wilderness Safaris, quem disse que o objectico da entidade que representa é criar economias sustentáveis ecologicamente. “Por exemplo, olhamos para uma terra não habitada e vimos situações que nem existe emprego. A longo prazo criamos rendimento, o que cria oportunidades para o turismo. É um desafio muito grande que precisa de ligação de vários actores para garantir protecção da terra e criar condições viáveis para o benefício das populações”, disse, sublinhando que, nesse processo, o Governo e o sector privado devem estar engajados.

Além disso, Keith Vincent considerou, neste princípio de tarde, que quanto mais aberto estiver o mercado nacional melhor, porque as burocracias espantam investidores, quer na área do turismo quer dos negócios em geral.

Na mesma ordem de pensamento que Keith Vincent, Luke Bailes também advogou a importância do trabalho entre o Governo e o sector privado. Para Bailes, a África Subsaariana, de onde surge 8% do turismo mundial, tem muitas potencialidades. Para que tal potencialidade se traduza em êxito, as comunidades devem estar engajadas, de modo que a caça furtiva, “resultado do facto de pobres viverem à volta de nós, deixe de existir”, disse, acrescentando: “Achamos que África precisa de mais formação porque muitas pessoas não são empregáveis. Seria boa ideia criar autoridade de investimento de janela única que permite os investidores ter um único sítio para tratar do necessário pra investir, porque ainda há muita burocracia”, sugeriu o Fundador da Singita.

De acordo com Celso Coreia, Ministro da Terra, as ideias partilhadas pelos oradores são importantes para a concretização dos objectivos do Governo, na área do Turismo Baseado na Natureza.  

A moderadora do primeiro painel de hoje foi Magda Lovel, Gestora de Meio Ambiente do Banco Mundial.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos