O País – A verdade como notícia

Oposição insatisfeita com desempenho do Governo

O Governo esteve desde ontem na Assembleia da República, para prestar contas do seu desempenho aos parlamentares. Os deputados da oposição não ficaram satisfeitos com as respostas, e dedicaram a sessão de hoje para perguntas de insistência.

Na sessão, onde as críticas superaram as perguntas de insistência, os deputados, sobretudo da oposição, mostraram-se preocupados com a alegada má prestação dos serviços públicos. Para a Renamo, um dos pontos mais críticos é a degradação do sistema de saúde do povo, devido a inoperância do Governo.

“Senhora ministra da Saúde, apelamos a que escute as nossas intervenções de forma proactiva e não reactiva, porque estamos a constatar a existência de uma institucionalização da má gestão instalada no Ministério da Saúde”, referiu o deputado Ivan Mazanga, para depois discordar da ministra da Saúde ao referir que as farmácias tinham medicamentos suficientes. “Não há medicamentos básicos nas farmácias”.  

Por sua vez, o MDM considera que mais do que o sistema de saúde, o problema é no geral o próprio governo.

“O que perturba os moçambicanos não são as calamidades naturais, mas as calamidades artificiais…a grande calamidade de hoje é uma doença crónica de que padecemos há quatro décadas; um síndrome de imunodeficiência governativa…essa doença crónica tem um nome e o nome é governo da Frelimo”, criticou Venâncio Mondlane.

A Frelimo, por seu turno, enalteceu os esforços do Governo e considera que todas dificuldades estão a ser superadas.

“A Frelimo introduziu várias reformas no país, a todos os níveis”, referiu Caifadine Manasse, deputado do partido no poder.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos