O País – A verdade como notícia

“Operação” Benim arranca amanhã no Tchumene 

Arranca, esta segunda-feira, no Campo da Black Bulls, no Tchumene, Matola,  a preparação dos Mambas para o duelo do próximo sábado, 9 de Setembro, diante do Benin, inserido na derradeira jornada do grupo “L” de acesso ao CAN-2023.

O primeiro passo dos Mambas rumo ao chamado “jogo do ano” foi dado ontem,  quando os jogadores convocados  internamente apresentaram-se no período da noite para o início do estágio numa das unidades hoteleiras da capital.

As unidades de treinos, essas, arrancam  hoje, no Campo da Black Bulls, no Tchumene, sendo que a primeira está agendada para às 9h30.  A sessão contará, em princípio, apenas com os atletas que evoluem internamente. O seleccionador nacional, Chiquinho Conde, deve orientar um treino ligeiro virado para a regeneração dos atletas, sobretudo, os que estiveram em acção nas respectivas equipas durante o fim-de-semana na Taça de Mocambique ZAP.

De acordo com o programa facultado pela FMF, os Mambas irão cumprir, na terça-feira, às 9h30, no Estádio Nacional do Zimpeto, a segunda unidade de treino tendo em vista este jogo decisivo.  Na quarta-feira, o combinado nacional volta a pisar o bem tratado relvado da Black Bulls no prosseguimento da sua preparação.  Quinta e sexta-feiras, os eleitos de Chiquinho Conde trabalham no palco do jogo.

Entre terça e quarta-feiras, os internacionais moçambicanos que evoluem no estrangeiro devem comecar a desembarcar em Maputo e  juntar-se aos colegas para o ciclo preparatorio. Ontem, Bruno Langa e  Ricardo Guimrães,  jogadores do Chaves de Portugal, estiveram envolvidos no embate em que a sua equipa perdeu diante do Moreirense, por 2-1.  Por sua vez, Geny Cartamo fez parte dos convocados do Sporting para a partida diante do Braga.

Assinale-se ainda Witi Quembo, esquerdino do Nacional da Madeira que marcou (45+1) na vitória da sua equipa diante do  Vilaverdense, por 2-1.

Ainda no domingo, Clésio Baúque foi lançado  aos 76′ para o jogo em que o Honka FC venceu  o KTP Kotka por uma bola sem resposta.

Os Mambas precisam apenas de um empate para se qualificarem, treze anos depois,  para o Campeonato Africano das Nações.  Em caso de vitória, sabe-se, cada jogador deve receber um valor monetário de 70 mil Meticais, correspondente a prémio de jogo definido no arranque desta campanha. A Federação Moçambicana de Futebol manifestou-se aberta a receber apoios por parte de parceiros para incremento do prémio de jogo.

URRUBAL DESFALCA MAMBAS 

Ivane Urrubal, guarda-redes da selecção nacional de futebol, vai falhar o jogo decisivo entre Moçambique e Benin, a 9 de Setembro, no Estádio Nacional, devido a um problema físico.

Dono da baliza dos Mambas nos duelos com o Senegal (0-1, vitória dos senegaleses) e Ruanda (0-2, vitória dos Mambas ), o guarda-redes da Black Bulls esteve a um bom nível pelo que é uma baixa a ter em conta.

Ivane Urrubal junta-se às ausências de Renildo Mandava ( a recuperar ainda de uma lesão), Lau King e Isac de Carvalho (lesionados).

Para o seu lugar, o seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, chamou o jovem guarda-redes Fazito, que evolui no Ferroviário de Nampula.

Fazito, curiosamente estreou-se nos Mambas no CHAN diante da Argélia, num cenário em que os colegas Ivan e Victor Guambe lesionaram-se.

Diante dos argelinos, lembre-se, Victor Guambe, titular, lesionou-se num joelho e cedeu o lugar a Ivan, antes do início do encontro, e depois foi o guarda-redes da Black Bulls que chocou com um jogador da Argélia.

ARBITRAGEM DO EGIPTO 

O egípcio Mohamad Abel Elsaid Hussien foi o designado pela Confederação Africana de Futebol (CAF) como árbitro principal do jogo Moçambique vs Benim, inserido na 6ª jornada do grupo L de qualificação para o CAN. Hussien terá como auxiliares os compatriotas Sami Mohamed Malhal e Yousser Wahid Elbosaty.

Já Mohamoud Albana será o quarto árbitro deste duelo decisivo nas contas de qualificação para o Campeonato Africano das Nações.

O árbitro principal, de 37 anos, dirigiu, no passado dia 27 de Março, o duelo Angola–Gana, que terminou empatado a uma bola.

Lista de convocados

Guarda-redes

Ernani, Victor e Fazito

Defesas

Domingos, Edmilson, Bruno Langa, Bheu, Mexer, Malembana, Chamboco, Nené;

Médios

Amadou, Guima, Dário, Shaquille, Muiomo, Clésio, Geny, Domingues, Witi, Gildo e Telinho

Avançados

Ratifo, Faizal Bangal e Dayo

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos