África é o continente com mais casos de homicídio e com a tendência mais preocupante de mortes violentas, segundo um relatório das Nações Unidas.
A Organização das Nações Unidas apresentou, esta sexta-feira, um estudo global sobre homicídios, segundo o qual África é o continente onde se registaram mais mortes violentas em 2021, com 176 mil casos, e é o segundo com a segunda maior taxa de homicídios, com 12,7 casos por 100 mil habitantes, a seguir à América.
O documento, que não faz referência às vítimas de conflitos armados, indica que África é também o único continente cuja taxa de mortes violentas aumentou de 12,4 para 12,7, entre 2015 e 2021.
A África do Sul é apontada no relatório como o país com a segunda maior taxa de homicídios do planeta, com 41,87, atrás apenas da Jamaica, e a Nigéria é o país com o segundo maior total de homicídios, com mais de 44 mil mortes violentas.
Apesar dos dados divulgados, as Nações Unidas queixam-se da falta de dados sobre homicídios em alguns Estados considerados falhados, como a Somália, Líbia e República Democrática do Congo.