Altos funcionários das Nações Unidas na África alertaram, em uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, na quarta-feira, que a ofensiva dos rebeldes M23 no leste do Congo ameaça a paz na região.
“É imperativo que este conselho tome medidas urgentes e decisivas para evitar uma guerra regional mais ampla”, disse Bintou Keita, enviado especial da ONU para o Congo.
A tomada de grandes cidades no leste do Congo pelo grupo rebelde M23, nas últimas semanas e declarações de partes importantes mostram que “o risco de uma conflagração regional é mais real hoje do que nunca”, disse Huang Xia, enviado especial da ONU para a região dos Grandes Lagos da África, que inclui Congo, Burundi, Ruanda e Uganda.
O embaixador francês na ONU, Nicolas De Riviere, pediu ao conselho que adotasse rapidamente um projeto de resolução divulgado por seu país há duas semanas, que reafirma o apoio à integridade territorial e à soberania do Congo, pede o fim da ofensiva do M23 e a retirada das tropas ruandesas, e pede a retomada urgente das negociações.
“O risco de uma guerra regional aumenta a cada dia”, disse o embaixador.