O País – A verdade como notícia

ONU alerta para agravamento da crise na Faixa de Gaza

A Faixa de Gaza está a passar pela sua crise humanitária mais grave desde o início da última ronda do conflito entre Israel e o Hamas, em Outubro de 2023. O alerta é das Nações Unidas.

Em conferência de imprensa, nesta segunda-feira, as Nações Unidas emitiram um alerta severo sobre a catástrofe humanitária em Gaza, afirmando que a situação atingiu o seu pior ponto desde o início das hostilidades, há 18 meses.

“O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários alerta que a situação humanitária provavelmente será a pior dos últimos 18 meses desde o início das hostilidades. Já faz um mês e meio que nenhum suprimento foi autorizado a passar pelas fronteiras para Gaza, de longe a mais longa interrupção desse tipo até o momento. A ajuda humanitária deve estar acima de qualquer tipo de decisão política. E acredito que houve resoluções do Conselho de Segurança, e acho que fomos muito claros sobre o fato de que a ajuda humanitária deve ser livremente acessível a todos que precisam”, disse Stephane Dujarric, Porta-Voz Do Secretário-Geral da ONU.

O porta-voz do secretário geral da ONU vai mais longe ao chamar Israel à responsabilidade. “Israel tem responsabilidades, perante o direito internacional, como potência ocupante, de fornecer adequadamente serviços básicos e ajuda humanitária à população de Gaza. Isso não está a acontecer. Apontaremos as situações, as violações, em nossa opinião, do direito internacional”.

De acordo com funcionários da ONU, os ataques de Israel em Gaza intensificaram-se nos últimos dias, resultando em um grande número de vítimas civis e em maiores danos à já frágil infra-estrutura da Faixa de Gaza. 

Mais de 70% do território foi designado como zona de evacuação ou zona de perigo, seguindo novas ordens israelitas. 

Mesmo as instalações da ONU não foram poupadas pelos ataques de Israel. Os armazéns e centros de distribuição de alimentos da organização, na Cidade de Gaza, teriam sido atacados.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos