O País – A verdade como notícia

Oito milhões de pessoas morrem anualmente no mundo devido a diversos tipos de cancro

Moçambique é responsável por 25 mil mortes. Na passagem do dia mundial do cancro, que hoje se assinala, as autoridades de saúde advertem para a necessidade de mudança do estilo de vida.

O cancro é uma das principais causas de morte no mundo, chegando a matar anualmente 8 milhões de pessoas. Falando no âmbito do dia mundial do cancro, que esta terça-feira se assinala, o radio-oncologista, Gudo Morais, revela que 8 em cada 10 por cento dos doentes com cancro morrem devido a doença em Moçambique.

A capacidade de resposta para os cancros mais frequentes, com destaque para o Sarcoma de Kaposi, cancro do colo do útero, cancro da mama, cancro da próstata e cancro do fígado passa pela existência de mais hospitais com tratamento.

A prevenção tem sido até ao momento a melhor arma para o combate desta doença, que segundo dados da Organização Mundial da saúde, 80 por cento dos casos diagnosticados precocemente podem ser curados. Para já recomenda-se que a partir dos 40 anos de idade, sejam feitos exames de rastreio da doença, e uma mudança de estilo de vida, tais como: cuidados com a alimentação, bem como a prática regular de exercícios físicos.

O dia Mundial do cancro foi instituído pela Organização mundial da Saúde, na carta de paris a 4 de Fevereiro de 2000, na cimeira Mundial contra o cancro.

 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos