É uma das maiores festas dos católicos, o momento em que recordam a aparição da Nossa Senhora de Fátima em Portugal, há 101 anos, no fervor da primeira Guerra Mundial, apelando a paz no mundo.
Numa altura em que maior parte da sociedade moçambicana é composta por jovens, os católicos dedicaram as celebrações deste ano à juventude, tendo como pano de fundo “Maria mãe dos jovens, modelo de fé e discernimento vocacional”.
Na missa orientada pelo Dom Francisco Chimoio, Arcebispo da Arquidiocese de Maputo, estiveram mais de oito mil crentes, na manhã deste domingo, no Santuário da Nossa Senhora de Fátima, em Namaacha.
Os jovens que estiveram em Namaacha dizem ter acolhido a mensagem no Santuário da Nossa Senhora de Fátima com muita humildade e que vão desenvolver trabalhos para dar continuidade ao ensinamento apreendido na missa.
A missa eucarística é o culminar das celebrações da aparição da Nossa Senhora de Fátima, que iniciaram na quinta-feira com uma peregrinação até ao Santuário de Namaacha, onde foi realizada a vigília em cânticos e orações.