O País – A verdade como notícia

Obras de vedação do Cemitério de Guebo em Maputo abandonadas

As obras de vedação do Cemitério de Guebo, na Cidade de Maputo, foram abandonadas pelo empreiteiro, o que ditou o atraso na sua conclusão. A empreitada está avaliada em quase quatro milhões de Meticais.

Os moradores do distrito Municipal KaMavota, concretamente do bairro das Mahotas, mostram-se preocupados com o atraso das obras de vedação do Cemitério de Guebo.

A placa da obra indica que os trabalhos se iniciaram em Fevereiro de 2023 e que deveriam ter terminado em Outubro passado.
Até hoje, no entanto, a obra foi abandonada, causando desconforto aos moradores do bairro das Mahotas.

Maria Chau, residente nas Mahotas, trabalha num local próximo ao cemitério e fala de uma situação preocupante, relacionada com a presença de crianças em redor daquela zona.

“Lógico que é importante que se termine a vedação. Como se pode ver, o cemitério está aberto e, aqui, há crianças que passam todo momento e assistem ao que faz lá dentro. Isso não é bom para as crianças”, desabafou.

Por sua vez, Alfeu Nhampossa, outro residente, estava animado quando viu as obras arrancarem mas, passado algum tempo, lamenta que não estejam concluídas.

“Estava satisfeito com as obras de vedação. Não entendemos porque pararam com as obras, mas a ideia de fechar aqui é positiva.”
Segundo Orlando Luís, “o Município de Maputo pode responder melhor sobre o atraso, mas a verdade é que estamos preocupados”, queixou-se, igualmente, o munícipe.

Ao fim-de-semana, o Cemitério de Guebo é bastante concorrido para a realização de enterros e visitas a campas.
O edil de Maputo, Rasaque Manhique, mostrou-se preocupado com a situação e disse que vai mandar chamar o empreiteiro para este ser responsabilizado.

“Vamos analisar. Vamos chamar o empreiteiro para dialogarmos e, acima de tudo, percebermos o que houve, para melhor compreensão. Temos de privilegiar o diálogo e, depois disso, podemos exigir responsabilidades ao empreitero”, disse Manhique.

Refira-se que o Cemitério de Guebo está defronte de uma escola primária com o mesmo nome, e o muro está orçado em 3,9 milhões de Meticais, provenientes dos cofres do Município de Maputo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos