As obras de construção da barragem de Mpanda-nkwa e a respectiva infra-estrutura de transporte de energia poderão iniciar em 2024, segundo garantias dadas, esta quinta-feira, pelo director do gabinete do desenvolvimento do referido projecto, que vai custar entre 4,5 a 5 mil milhões de dólares.
O director do gabinete do desenvolvimento de Mpanda-nkwa deu a conhecer, na manhã desta quinta-feira, o estágio do projecto de construção da barragem de Mpanda-nkwa e, a respectiva infra-estrutura de transporte de energia.
Segundo Carlos Yun, as obras orçadas em cerca de 5 mil milhões de dólares, vão arrancar em 2024 (ano em que está previsto o fecho financeiro), com duração de seis a sete anos.
Dos cerca de 5 mil milhões de dólares de investimento do projecto, 60% serão aplicados na construção da barragem e 40% na linha de transporte de energia.
Neste momento, o gabinete prepara o lançamento de concursos públicos para a actualização dos estudos de viabilidade do projecto.
Até Dezembro do ano em curso, o gabinete vai lançar um outro concurso para a identificação do parceiro estratégico para investimento, cujo fecho financeiro está previsto para 2024.
Em termos de estrutura accionista, o projecto Mpanda-nkwa terá a participação do Estado, através da EDM e HCB, entre 30 a 35%, sendo que os remanescentes 65% em investimentos privados.