O País – A verdade como notícia

Ó Pátria Amada, vamos vencer!

A selecção nacional de futebol, Mambas, joga, sábado, no Estádio Nacional do Zimpeto, a presença no Campeonato Africano das Nações. Em caso de empate ou vitória diante do Benim, os asseguram, treze anos depois, a presença no CAN.

Descer ao Estádio Nacional do Zimpeto com o fito único de alegrar aos moçambicanos. Outra coisa não passa, seguramente, pela cabeça dos jogadores e equipa técnica dos Mambas por estas alturas. É que, na verdade, uma vitória ou empate sábado diante do Benim colocam os Mambas na fase final, treze anos depois, de um Campeonato Africano das Nações. Milhões de almas, milhões de moçambicanos estão expectantes por um momento de explosão no Estádio Nacional do Zimpeto.

Aos jogadores, recomenda-se, um elevado índice de concentração. Controlo total dos níveis de ansiedade. Boa capacidade de finalização. Melhor interligação entre os sectores. Solidariedade, capacidade de sofrimento nos momentos menos bons da selecção nacional.

É fundamental que, mesmo precisando apenas de um empate, a selecção nacional assuma as rédeas do jogo. Pressione o seu adversário. Ganhe os duelos ao nível do meio campo. Crie crise de raciocínio aos visitantes.

Esta é a receita para que cumpramos a nossa missão. Missão que passa por voltarmos a estar entre as melhores selecções de África. Uma qualificação, aliás, será o prémio para uma geração de jogadores que vai encerrar um ciclo depois de muitos anos a representar a selecção nacional de futebol. Tais são os casos de Dominguez, capitão dos Mambas que já assumiu que este será o último Campeonato Africano das Nações na sua carreira. Mas há também nomes como Mexer e até Zainadine Júnior (caso as diferenças com Chiquinho Conde sejam sanadas e seja novamente chamado aos Mambas).
Mas há mais: há um leque de novos “recrutas” dos Mambas que almejam disputar, pela primeira vez na sua carreira, uma fase final de um Campeonato Africano das Nações.

 

PRÉMIO DE 250 MIL METICAIS PELA QUALIFICAÇÃO

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) fixou em 250 mil Meticais o prémio de qualificação dos Mambas para o Campeonato Africano das Nações. O órgão reitor do futebol moçambicano vai ainda dar 70 mil Meticais em caso de vitória da selecção nacional diante do Benim, o que significa que, no final, os Mambas poderão encaixar um valor global de 320 mil Meticais.

Para o seleccionador nacional, Chiquinho Conde, o valor duplica, ou seja, irá receber 500 mil Meticais, tal como vem estabelecido no contrato entre as partes.

O valor foi acordado antes mesmo do arranque da fase de qualificação para o CAN entre a direcção da Federação Moçambicana de Futebol e os jogadores, segundo assegurou ao “O País” um dirigente sénior da FMF.

A Federação Moçambicana de Futebol está, neste momento, aberta aos parceiros privados para o incremento da premiação da selecção nacional que joga uma cartada decisiva no próximo sábado, no Estádio Nacional do Zimpeto. É que está em causa a presença dos Mambas, treze anos depois, numa fase final do Campeonato Africano das Nações.

 

EGÍPCIOS DIRIGEM MOÇAMBIQUE VS BENIM

O egípcio Mohamad Abel Elsaid Hussien foi o designado pela Confederação Africana de Futebol (CAF) como árbitro principal do jogo Moçambique vs Benim, inserido na 6ª jornada do grupo L de qualificação para o CAN. Hussien terá como auxiliares os compatriotas Sami Mohamed Malhal e Yousser Wahid Elbosaty.
Já Mohamoud Albana será o quarto árbitro deste duelo decisivo nas contas de qualificação para o Campeonato Africano das Nações.
O árbitro principal, de 37 anos, dirigiu, no passado dia 27 de Março, o duelo Angola–Gana, que terminou empatado a uma bola.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos