O Presidente da República lançou, hoje, no distrito de Boane, o “Projecto Energia para Todos”, cujo objectivo é ligar todos os moçambicanos a rede elétrica nacional.
Filipe Nyusi começou o segundo e último dia da visita a província de Maputo escalando a fábrica de sumos do grupo sumol+compal, onde recebeu explicações sobre os actuais níveis de produção.
E a seguir escalou Mulotane, um bairro de situado no mesmo distrito e que a semelhança de muitos bairros de expansão debate-se com a falta de serviços sociais básicos, tais como água, energia e transporte.
E foram justamente essas as preocupações levantadas pelos residentes no comício que o Chefe de Estado realizou para centenas de pessoas.
Na resposta começou por justificar a insuficiência de muitos serviços pelo bum demográfico na província. Só o distrito de Boane viu a sua população aumentar em mais de 100 mil pessoas entre 2007 e 2017.
Porque a eletrificação é uma das principais preocupações, Nyusi escolheu Boane para lançar o “Programa de Energia para Todos”, orçado em mais de 200 milhões de dólares americanos.
Filipe Nyusi também garantiu soluções para outros problemas levantados.
PR anuncia que Renamo já entregou lista verdadeira dos guerrilheiros do partido
Ainda hoje, o Presidente da República anunciou que a Renamo já entregou a verdadeira lista dos guerrilheiros do partido que deverão ser integrados nas Forças de Defesa e Segurança.
Filipe Nyusi exortou a população a estar vigilante para que os jovens não sejam enganados para integrar as fileiras dos homens que protagonizam ataques armados na província de Cabo Delgado.
No fim da visita, Filipe Nyusi considerou que os avanços que a província de Maputo está a registar são encorajadores. O Presidente da República destaca a redução do rácio médio por habitante, redução de casos de malária, aumento da capacidade de abastecimento de água e energia.