O Presidente da República, Filipe Nyusi, declarou aberta, na manhã desta sexta-feira, a Conferência Internacional sobre promoção da paz e Segurança Internacionais. No Centro de Conferências Joaquim Chissano, Nyusi convidou os participantes a debaterem de forma aberta e partilharem ideias capazes de promover um excelente ambiente social.
Na sua intervenção, Filipe Nyusi disse que espera colher as sensibilidades de vários segmentos da sociedade para o aprimoramento dos processos de paz em Moçambique.
Para o Presidente da República, a conferência vai providenciar aos partipantes o modelo de construção da paz dos moçambicanos e os desafios inerentes ao tema em debate, porque, segundo disse, o processo de paz é contínuo. Assim, Nyusi espera encorajar os países que têm enfrentado situações de conflitos. Portanto, a expectativa é que os oradores dêem valiosas contribuições, construitivas, de interesse comum, de modo que assim se contribua para harmonia e estabilidade das famílias moçambicanas.
A conferência internacional a realizar-se em Maputo está subordinada ao lema “Moçambique no Conselho de Segurança das Nações Unidas: promovendo a paz e segurança internacionais”.
O evento visa partilhar as lições apreendidas pela República de Moçambique durante os primeiros 10 meses como Membro Não-Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, através da disseminação das principais realizações, bem como reflexão em torno dos desafios do mandato.
O evento comporta três painéis de debates Interactivos, nomeadamente: Experiência de Moçambique na Construção da Paz; Desafios Contemporâneos para a Paz e Segurança em Moçambique, em África e no Mundo; e Moçambique no Conselho de Segurança das Nações Unidas: processo de eleição e desempenho.