O País – A verdade como notícia

“Nós sabemos muito bem o que queremos nas nossas trocas comerciais”, diz Nyusi

O Presidente da República, Filipe Nyusi, está de visita à República Checa, para reavivar as relações entre os dois países. O Chefe de Estado reuniu-se, esta segunda-feira, com a comunidade moçambicana residente naquele país. Neste encontro, Nyusi disse que as trocas comerciais são o foco da sua visita àquele país.

Durante a reunião com os moçambicanos naquele país, o Chefe de Estado fez saber as áreas de interesse de Moçambique.

“Iremos visitar todas as áreas: energia, infra-estruturas, transportes, comunicações, formação e saúde”, detalhou Nyusi, deixando claro que “nós sabemos muito bem o queremos nas nossas trocas comerciais, mas também na nossa industrialização de Moçambique.

Na sua interacção com os moçambicanos residentes naquele país, Nyusi explicou as razões que o levaram a escalar o país europeu: “Estou aqui a convite do Presidente para retomarmos as relações de cooperação e, nesta fase em concreto, estamos orientados para os investimentos na economia. É um país grande como este com uma estabilidade económica, mas agora só temos nove moçambicanos a residirem, significa que está fechado ou nós estamos fechados ou eles estão fechados ou nós não conhecemos o potencial deste país e vice-versa”, disse o governante.

O Chefe de Estado moçambicano foi mais longe, afirmando que o país não pode ficar distraído diante de um país que está a evoluir, servindo de referência para muitos aspectos de gestão e produção em todas as áreas.

Para intensificar mais as parcerias entre Moçambique e República Checa, a delegação moçambicana vai manter encontros de intercâmbio com os responsáveis pelas áreas de interesse de Moçambique.

 

NYUSI FALA DE SUCESSOS NO ALCANCE DA PAZ EM MOÇAMBIQUE

Os moçambicanos que vivem actualmente na República Checa tiveram a oportunidade de saber o estágio actual do combate ao terrorismo em Moçambique e a conclusão do processo de DDR.

O Chefe de Estado fez saber que as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique, com a ajuda das tropas da SADC e do Ruanda, conseguiram recuperar algumas regiões antes sob domínio dos insurgentes, na província de Cabo Delgado.

Filipe Nyusi, que esteve de visita à província de Cabo Delgado na semana passada, disse que as comunidades já estão a voltar às suas zonas de origem, que tinham abandonado devido ao terrorismo. Neste momento, a vida tende a voltar à normalidade, segundo adiantou Nyusi.

Na conversa que Nyusi manteve com a comunidade moçambicana, falou, ainda, do fim do processo DDR.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos