O Presidente da República, Filipe Nyusi, encoraja os desportistas a estarem na vanguarda na luta contra a COVID-19.
Falando sobre os 43 casos positivos de COVID-19 anunciados pela Comissão de Monitoria e Controlo da pandemia após os testes rápidos aos intervenientes dos jogos da final e atribuição do terceiro lugar do Torneio Nutrição, Nyusi disse para que os fazedores do desporto, no geral, e basquetebol, em particular, não ficassem “frustrados” pelo cancelamento das partidas.
Pelo contrário. Que olhassem para este cenário como resultado da realidade do país em termos de infecção pelo Coronavirus. E, aqui, o desporto tem o seu papel no combate a pandemia.
“Encorajo o facto dos desportistas, neste caso a Secretaria de Estado de Desporto, usarem a vantagem deste campeonato para vencermos a COVID-19. Eles estão na vanguarda porque estão a cumprir com as orientações. Por isso, visualizaram as amostras dos que fizeram testes e os atletas não jogaram”, enaltece.
E acrescentou: “Através do exemplo próprio, provaram que a situação, aquela na qual nós temos estado a referir, é real e requer o cuidado de todos nós”.