O País – A verdade como notícia

Nyusi diz que apoio de Tanzânia pode ajudar a devolver a paz aos moçambicanos

Foto: Presidência da República

O Presidente da República diz que o apoio da Tanzânia no combate ao terrorismo pode ser fundamental para devolver a paz aos moçambicanos. Filipe Nyusi falava na noite de ontem, num banquete que ofereceu à sua homóloga tanzaniana Samia Suluhu, na Ponta Vermelha.

Foi um banquete oferecido a alguém cujo país, no passado, abriu-se para albergar aqueles que desenharam o projecto de um Moçambique independente e isso trouxe sorrisos para os moçambicanos no passado. Hoje, há um novo inimigo: o terrorismo. Para combatê-lo, Moçambique conta com o apoio do Ruanda e da SADC. Mas, no referido banquete, Filipe Nyusi revelou que, afinal, já há medidas que, a nível bilateral, estão a ser tomadas pelos dois países nos últimos dias. Não revelou quais.

Importa, porém, que se recorde que Moçambique e Tanzânia partilham uma larga fronteira marítima justamente em Cabo Delgado, província que é o principal foco do conflito.

Além de falar do terrorismo, Filipe Nyusi também deu o panorama das perspectivas económicas para 2022, situando o crescimento económico entre 2,6 e 5,3 porcento. Filipe Nyusi garantiu à sua homóloga que as relações serão para sempre. Recorreu, até, à língua KiSwahili.

Quando chegou a sua vez de falar, Samia Suluhu começou por, também, falar das quão boas são das relações entre os dois países. Como prova disso, é o teor das conversações que os dois Chefes de Estado tiveram na manhã desta quarta-feira.

1

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos