O Presidente da República, Filipe Nyusi, dirigiu, esta sexta-feira, a abertura do Seminário sobre Oportunidades Locais. No seu discurso, Nyusi disse que a intenção do Governo é de transformar recursos minerais em riquezas.
“Sabemos todos que o nosso país tem muitos desafios, entretanto o país tem recursos e grande parte adormecidos, é nossa intenção transformar estes recursos em riqueza”, disse o Estadista acrescentando que se iniciou o processo de prospecção do gás e petróleo no país.
O Chefe de Estado disse que o Governo tem trabalhado com a Anadarko e outras empresas do sector privado, no que concerne à implementação do projecto de exploração do gás natural, e que o seminário visa, sobretudo, estabelecer um diálogo para saber como transformar essa riqueza para servir o povo moçambicano.
“Aquando da minha estadia, em Texas, foram estabelecidos contactos para pôr em prática o projecto de gás e colocar a informação em máxima transparência para o povo moçambicano”, acrescentou Nyusi.
A Anadarko disponibilizou-se em apoiar as Pequenas e Médias Empresas e ofereceu cinco mil postos de trabalho, Nyusi disse que dos cinco mil postos, mil e quinhentos serão para os moçambicanos que vivem em Palma e Mocímboa da Praia e acrescentou que o projecto de gás vai expandir outras actividades como agricultura, saúde e pesca.