O Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, disse, durante sua intervenção de abertura do Seminário das Organizações Sociais da Frelimo, que decorre na província de Tete, que os membros precisam estar atentos para se adaptarem às inovações que o país está a atravessar, tendo dado o exemplo da rápida expansão das tecnologias de informação e comunicação.
“Esta expansão deve constituir uma oportunidade para a consolidação de uma sociedade cada vez mais democrática e cada vez mais críticas e aprimorar nova forma de estar no processo de desenvolvimento de Moçambique, nesta fase bastante exigente em que o nosso relacionamento com a economia digital é inevitável”.
O Presidente da Frelimo disse ainda que os membros do partido precisam aperfeiçoar o novo figurino da Constituição da República, mercê das alterações feitas recentemente. Nyusi saudou ainda os avanços que estão a ser registados no diálogo com a Renamo, com objectivo de alcançar uma paz efectiva.
“Os últimos entendimentos alcançados testemunham a vontade da Frelimo, que se junta a outras forças políticas da sociedade civil para resgatar a paz efectiva e duradoura e de Moçambique um país em que as diferenças políticas são resolvidas na base da confiança e do diálogo sincero”.
Nyusi reafirmou que de tudo fará para que o processo de desmilitarização, desarmamento e reintegração dos homens armados da Renamo inicie e decorra dentro dos parâmetros e prazos acordados.
Aos cabeças-de-lista para as 53 autarquias, Filipe Nyusi disse que o encontro servirá para arregaçar as mangas para o momento eleitoral que se avizinha, através da busca de estratégias com vista à conquista da vitória. Por outro lado, exortou aos seus pares que depois de terminada a fase de eleições internas, os membros devem cultivar os valores de unidade, coesão e espírito de camaradagem.
A reunião de dois dias irá debater ainda um plano de sustentabilidade das organizações sociais do partido no poder.