Cerca de 17 mil pessoas passam a ter acesso à água potável no Posto Administrativo de Cumbana, no distrito de Jangamo, em Inhambane. O Presidente da República diz que se deve usar o precioso líquido como uma rampa de desenvolvimento local.
A água da chuva ou em furos artesanais foram por muitos anos a única alternativa para boa parte da população de Cumbana, para ter acesso ao precioso líquido.
Um dilema que agora chega ao fim, com a entrada em funcionamento de sistema de abastecimento de água, financiado pelo Governo britânico.
O Presidente da República disse, na ocasião, que o sistema de abastecimento de água de Cumbana pode ser um instrumento para potenciar o desenvolvimento local.
Filipe Nyusi revelou, na ocasião, que há outros empreendimentos do género que estão em construção em toda a província.
Para as zona áridas, Filipe Nyusi disse que o Governo está a potenciar o uso de tecnologias.Ainda esta quinta-feira, o Chefe de Estado inaugurou o novo edifício, onde vai funcionar o Instituto Nacional de Acção Social.
TRIBUNAL JUDICIAL DE INHAMBANE
Ainda na Província de Inhambane, o Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que quer que a justiça seja um instrumento a serviço do povo e que sirva para atrair mais investimentos no sector do turismo.
Filipe Nyusi falava, esta quinta-feira, em Inhambane depois de inaugurar o novo edifício onde vai funcionar o Tribunal Judicial Provincial.
O Tribunal Judicial de Inhambane funcionava no mesmo edifício que o Conselho Municipal local, construído há mais de 200 anos.
Sendo Inhambane um destino turístico, o Presidente da República espera ver o tribunal como um instrumento para atrair mais turistas e mais investimentos.
O Tribunal Judicial Provincial é o quinto a ser construído, depois dos tribunais de Inharrime, Morrumbene, Funhalouro e Mabote. Neste momento, estão em curso as obras de construção dos edifícios dos tribunais de Panda e Jangamo.