O País – A verdade como notícia

Nove pessoas perdem olhos por complicações depois de automedicação em Nampula

A médica oftalmologista do Hospital Central de Nampula (HCN),  Sândia Sumbane, confirma que nove pacientes tiveram que ser retirados os olhos devido às complicações causadas pelo autotratamento com recurso a medicamentos tradicionais. 

Ali Carlitos João, 26 anos, está internado na enfermaria de oftalmologia no HCN e está numa situação irreversível de cegueira e deverá passar pelo mesmo procedimento de retirada dos olhos. Tinha conjuntivite hemorrágica e recorreu a medicamentos tradicionais e a um curandeiro. A situação piorou e há três dias que está internado. 

Neste momento, são duas pessoas que estão internadas e que deverão ser retiradas os globos oculares. No caso, serão 11 pessoas nessa condição, só na cidade de Nampula.

A médica oftalmologista apela à população para não recorrer a tratamentos caseiros, devido ao risco de complicações que podem levar à cegueira. 

Refira-se que o primeiro caso de conjuntivite hemorrágica foi diagnosticado no dia 13 de Fevereiro passado, na oftalmologia do HCN. No período de pico, o hospital chegou a atender 30 casos, mas agora o número caiu para três a quatro casos por dia, por isso, o departamento de oftalmologia do HCN abriu, esta semana, para o atendimento de qualquer caso de oftalmologia, depois de ter se fechado para cuidar apenas dos casos de conjuntivite hemorrágica.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos