O País – A verdade como notícia

Troika da SADC discute terrorismo que assola Moçambique e RDC

Para o combate ao terrorismo em Cabo Delgado e na República Democrática do Congo, está em curso a criação de um Centro Regional de Combate ao Terrorismo e espera-se que já esteja operacional em 2021. A informação foi avançada pela secretária executiva da SADC.

A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral considera que os ataques terroristas que afectam Moçambique, a República Democrática do Congo e nos últimos tempos a Tanzânia podem se alastrar para outros países da região se não forem decisivamente combatidos.

“O Centro será gerido por profissionais e peritos […], e facilitará uma vigilância eficaz e intervenções atempadas pela Região”, lê-se no discurso de abertura da Cimeira Extraordinária da Troika da SADC e dos países contribuintes com as tropas para a brigada de intervenção ao terrorismo na República Democrática do Congo e na República de Moçambique, dirigido pela secretaria executiva Stergomena Lawrence.

O evento decorre em Botswana e tem como objectivo a partilha de dados dos serviços de informações, assim como uma compreensão clara do tipo de assistência que a região pode dar aos Estados-membros directamente afectados pelos ataques terroristas.

“A partilha de tais informações permitirá à região implementar respostas concertadas e eficazes, como consagrado no Pacto de Defesa Mútua da SADC”, lê-se no dicurso.

Na busca por estratégias de combate ao terrorismo, em Outubro último decorreu uma reunião Extraordinária do Subcomité de Segurança de Estado para avaliar a ameaça terrorista na região.

O relatório do Comité foi analisado pelos Clusters de Defesa e Segurança e pelo Comité Ministerial do Órgão durante uma reunião Extraordinária, realizada na última quinta-feira.

O relatório do Comité Ministerial do Órgão e as respectivas recomendações, que se destinam a reforçar a cooperação regional na prevenção e no combate ao terrorismo e as ameaças à segurança na região serão apresentados para apreciação durante a presente Cimeira.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos