O País – A verdade como notícia

Campanha eleitoral para presidenciais arrancou hoje em Portugal, beliscada pela COVID-19

Arrancou, este domingo, a campanha para as eleições presidenciais em Portugal, com a maioria dos candidatos a centrar as acções na parte da manhã, antes do recolher domiciliário às 13h00 (15h00 em Moçambique), devido à pandemia da COVID-19.

A “caça ao voto” iniciou às 10h30 [12h30 em Moçambique]. Este fim-de-semama está proibida a circulação entre todos os concelhos de Portugal continental [entre as 23h00 de 8 de Janeiro e às 05h00 de 11 de Janeiro] e entrou em vigor o recolher domiciliário em 253 concelhos, às 13h00.

Contudo, apesar de a actividade político-partidária não ser abrangida pelas restrições do estado de emergência, alguns candidatos optaram por adaptar as campanhas, reduzindo os contactos de rua ou limitando os horários, escreve o Notícias ao Minuto.

O Presidente da República e candidato à sua reeleição, Marcelo Rebelo de Sousa, não tem actividades de campanha previstas até dia 18 deste mês, por estar em quarentena, em consequência do contacto que teve com uma pessoa infectada pelo novo Coronavírus.

Para este domingo, Marisa Matias, uma das candidatas, reúne-se com antigos trabalhadores de uma fábrica, no museu da Cerâmica, localizado em Loures. No período da tarde participa de um comício mas em formato virtual.

Outra candidata, Ana Gomes, tinha programado a campanha no distrito de Setúbal, durante a manhã, mas decidiu cancelar por conta da pandemia e anunciou que todas as acções no terreno, planificadas até ao final da “caça ao voto”, estão dependentes das novas medidas, que deverão ser anunciadas na próxima quarta-feira.

Outro candidato que alterou a agenda por conta das restrições impostas pela COVID-19 foi João Ferreira, que marcou um comício para as 11h00 de Portugal, no Coliseu do Porto. Esta é a sua única actividade de hoje.

Ainda na manhã deste domingo, Vitorino Silva começou a campanha às 10h30 de Portugal, no Forte de Peniche, na Prainha de São Pedro.

Por sua vez, André Ventura, diferente dos outros candidatos, arranca a campanha no período da tarde, pelas 17h00, no distrito de Beja, com uma concentração no Cineteatro Municipal de Serpa.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos