O Governo e a ExxonMobil assinaram hoje a Decisão Inicial de Investimento na área 4 do Rovuma, numa cerimónia dirigida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi. O PR lembrou que há três meses o país testemunhou o anúncio da Decisão Final de Investimento em cerca de 23 mil milhões de dólares.
O projecto de Gás Natural Liquefeito tem como parceiros a ExxonMobil, Eni e CNPC e prevê-se uma produção de 15,2 milhões de toneladas de gás por ano, a partir de 2023.
“O papel dos quadros nacionais destas instituições na materialização do projecto é motivo de orgulho de todos moçambicanos”, disse Nyusi.
O estadista disse que este anúncio é um marco importante para a Decisão Final de Investimento, que deverá ser anunciado em 2020.
O estadista disse ainda que o desempenho da economia não deve piorar com a descoberta do gás e petróleo.
“Não queremos que nossos produtos de tornem menos competitivos”, disse Nyusi acrescentando que, a entrada tardia na exploração dos hidrocarbonetos deve servir de mais valia para aprender com os dos outros e contribuir para o crescimento da economia e desenvolvimento da país.
Nyusi exortou as concessionárias para que continuem a investir na formação da mão-de-obra nacional.