O País – A verdade como notícia

Norte-americano Joshua Redman actua na cidade de Maputo

Joshua Redman é um músico norte-americano. Toca jazz e cabeça de cartaz da segunda edição do Standard Bank Acácia Jazz Festival, a realizar-se no dia 28 de Novembro, na cidade de Maputo. O espectáculo insere-se nas celebrações dos 125 anos de implantação desta instituição financeira em Moçambique.

O espectáculo de jazz contará, igualmente, com a participação dos guitarristas moçambicanos Jimmy Dludlu, como artista residente, e Walter Mabas, guitarrista e compositor.

Como sugere o nome, o festival é realizado pelo Standard Bank, em parceria com o Conselho Municipal de Maputo, visando a promoção da música moçambicana, com enfoque no afro-jazz, e ainda posicionar a capital nacional como um destino turístico apetecível.

De acordo com a nota de imprensa do espectáculo, “o evento vai promover, também, outras vertentes culturais como a poesia e uma exposição de artes plásticas no jardim junto à entrada da tenda que acolherá o evento, no Hotel Polana”. E sobre o artista norte-americano, avança a nota: “Importa referir que Joshua Redman surgiu na década de 1990. Nasceu em Berkeley, Califórnia, filho do lendário saxofonista Dewey Redman. Começou a tocar clarinete aos nove anos, mudando um ano mais tarde para aquele que se tornou o seu instrumento principal: o saxofone tenor. Começou a trabalhar regularmente com alguns dos principais músicos do jazz da sua geração, como Peter Bernstein, Larry Goldings, Kevin Hays, Roy Hargrove, Geoff Keezer, Leon Parker, Jorge Rossy e Mark Turner”.
 
Joshua Redman venceu o Concurso Internacional de Saxofone Thelonious Monk e começou a tocar e a gravar com gigantes do jazz como Jack DeJohnette, Charlie Haden, Elvin Jones, Joe Lovano, Pat Metheny, Paul Motian, Clark Terry e o seu pai.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos